Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Caem as doações de sangue e Hemocentro convida as pessoas a colaborar

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

Houve uma queda nas doações de sangue no Posto Avançado de Coleta Externa – PACE – que funciona na Policlínica Central de Varginha, toda sexta-feira, das 7h às 11h30. A doação voluntária é importante para que haja bolsas de sangue suficientes para suprir a demanda nos hospitais, principalmente Bom Pastor e Regional. “Já as doações para reposição são aquelas quando a pessoa vem para ajudar algum conhecido ou familiar que está internado precisando de sangue”, explica Maria José Tempesta de Freitas, captadora do PACE. É o caso de Raí Felipe Silva Souza que veio de Três Corações a pedido de um amigo que está com o pai internado precisando de sangue. “Essa é a primeira vez que venho doar em Varginha e pretendo voltar”, disse.

 

O ideal é que haja 90 doadores toda semana. “O mutirão não é interessante devido à duração dos hemocomponentes, por isso, organizamos a agenda de modo que toda sexta-feira haja doadores”, revela Maria José.

 

Vai um apelo também às pessoas para que tenham a responsabilidade que ao agendar realmente compareçam. “Quem não marca e não vai, está tirando a vaga de outro doador e assim não conseguimos captar o sangue necessário para os dias seguintes o que pode ter consequências como o adiamento de cirurgia eletivas”, ressalta a captadora. As irmãs varginhenses Caroline e Ana Cláudia Oliveira estavam esperando para doar. Ana Cláudia já era doadora e convidou a irmã para ir ao Hemocentro. “Já queria vir e aproveitei que estou de férias para vir pela primeira vez”, revela Caroline.

 

A coleta demora cerca de 7min, porém há alguns critérios prévios que começam com a recepção e conscientização. Todo o procedimento que antecede a coleta visa em não implicar riscos para o doador e segurança para o paciente que recebe o sangue doado.

 

Serviço:

Hemocentro – Policlínica Central

Sexta-feira

7h às 11h30

3690-2297

 

 

doacao sangue