Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Aberta nesta segunda-feira a SIPAT 2019 da Prefeitura de Varginha

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais - CIPA-DO da Prefeitura de Varginha abriram na manhã desta segunda-feira, 30, com pronunciamento do vice-prefeito Vérdio Lúcio Melo, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT DO 2019, cuja programação se estenderá até a próxima sexta-feira, 4, sempre de manhã, no Theatro Capitólio.

 

A abertura contou ainda com as presenças dos secretários de Saúde, Mário Terra; de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Roberto Pinto e de Administração, Sérgio Takeishi.

 

A realização da SIPAT é uma exigência legal e uma das atribuições da CIPA que deve ser realizada anualmente com o objetivo de divulgar conhecimento, incentivar a prevenção de acidentes do trabalho, desenvolver a segurança e saúde ocupacional e despertar o interesse pela prevenção, além de ser também uma alternativa para mostrar ao servidor a importância da participação em eventos como esse.

 

Nesse primeiro dia foi abordada a Síndrome de Burnout, é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso intimamente ligada à vida profissional.

 

Na terça-feira, 01 de outubro, o assunto será educação financeira, o que para as CIPA DO é de extrema importância uma vez já que a maioria dos servidores não sabe administrar o orçamento doméstico, faz empréstimos e compromete antecipadamente o salário e isso traz problemas de saúde, de relacionamento e de trabalho o que pode inclusive provocar acidentes. A atração cultural ficará a cargo de Hudson Lebourg – violão e voz.

 

O restante da programação será sobre coaching (quarta-feira) que é uma metodologia para administrar a vida com sucesso, uma autoajuda que pode ensinar como lidar com os conflitos do dia a dia tendo ainda como atração cultural o Projeto Incasquetá; quinta-feira, vão ser enfocados os serviços do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros mais a apresentação da Banda Rock Clube; e na sexta-feira, haverá explanação de três CIPA DO da Secretaria Municipal de Saúde - SEMUS, da Educação – SEDUC e da Obras – SOSUB, mais Boka Mole e Keixada.

 

 

Todos os dias, os trabalhos serão iniciados com alongamento e será e encerrados com sorteios de brindes.

 

A Prefeitura de Varginha conta com quatro CIPA´s DO:

- SEMUS

- SEDUC

- SOSUB, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura

- UPA

 

A CIPA é um elo de ligação entre os servidores e a gestão municipal, sendo que todos podem apresentar as sugestões para melhoria das condições de trabalho à Comissão que por sua vez, discutirá nas reuniões mensais como minimizar possíveis problemas apresentados.

 

Na abertura Vérdi agradeceu a dedicação dos integrantes da CIPA na organização do evento, e elogiou pelo desprendimento em aceitar este desafio de atuar na CIPA, que colobora para a redução de acidentes de trabalho. O envolvimento de todos é imprescindível. A CIPa mostra os caminhos mas cada um de nós precisa entender da necessidade dos cuidados a serem tomados. O Objetivo e de todos: Reduzir acidentes para termos uma vida mais saudável, com alegria, saúde e comprometimento”.

 

cipa 2

cipa 1

 

cipa 4

 

cipa 6

cipa 3