Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Zoológico de Varginha passa por manutenção preventiva de árvores

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

A Secretaria Municipal de Turismo de Varginha informa que o Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota estará fechado para manutenção nos próximos dias. Uma empresa especializada já realiza diversas podas e cortes de árvores previamente autorizados pelos órgãos competentes a fim de atender necessidades do local. Umas árvores encontram-se em risco de queda e outras já são consideradas mortas e necessitam ser retiradas preventivamente.

 

Para a realização do serviço com segurança, a direção do Parque Zoobotânico optou por não abrir para visitação pública neste período. “São mais de 30 árvores que apresentam risco de cair ou precisam de poda ou ainda já estão mortas e a nossa preocupação é justamente evitar um acidente”, esclarece o secretário municipal de Turismo e Comércio, Barry Charles Sobrinho. A previsão é que o serviço seja concluído até o próximo dia 6, porém, caso chova, o trabalho terá que ser interrompido e com isso levará mais tempo. “O trabalho é complexo e tem que ser realizado com a máxima responsabilidade e cuidado, evitando inclusive que uma dessas árvores caia, por exemplo na fiação elétrica”, explica Barry.

 

Logo após a conclusão da manutenção das árvores, o Zoo será reaberto normalmente todos os dias da semana, das 8h às 16h, com ingressos a preços simbólicos no valor de R$ 4,00, exceto para crianças até 5 anos e idosos acima de 60.

 

A compensação ambiental pela retirada das árvores mortas e/ou em risco de queda já é feita rotineiramente pelo Parque, que possui um trabalho de produção e plantio de mudas nativas, além do Programa de Educação Ambiental do Parque, que através do Projeto “Zôo vai à Escola” tem realizado palestras sobre a importância das florestas e da arborização urbana.

 

Atualmente, o Zoológico de Varginha abriga cerca de 300 animais e é referência turística na região, sendo que excursões de escolas e grupos são recepcionados, inclusive com monitaramente de biólogos e veterinários, e aprendem mais sobre a fauna e a flora. 

 

download