Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Servidores do CAPS`s e da Atenção Básica de Varginha fazem curso de Acompanhamento Terapêutico

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

Com apoio da prefeitura de Varginha, funcionários dos CAPS’s (Centro de Atenção Psicossocial) e da Atenção Básica ligados à Secretaria Municipal de Saúde estão participando de um curso de Acompanhamento Terapêutico. A finalidade do curso, ministrado pelo Professor Rinaldo Bueno do espaço Rizoma de João Molevade, é capacitar os funcionários na atuação direta com o paciente, melhorando de forma geral a sua qualidade de vida.

 

O acompanhamento terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem como uma melhora na organização subjetiva do paciente, por meio da ampliação da circulação e da apropriação de espaços públicos e privados.

O AT é indicado para aqueles que se encontram em uma situação de sofrimento psíquico intenso, por vezes em condição de isolamento e com grandes dificuldades para conduzir sua vida e seus projetos. É um recurso utilizado tanto em estados de crise aguda, como em períodos crônicos de angústia e estagnação.

 

O trabalho clínico se desenvolve através de encontros cujo campo de ação é o cotidiano dos sujeitos acompanhados e um fazer em comum, por meio do qual o paciente pode encontrar uma maneira de conduzir sua vida de forma mais autônoma. Os atendimentos podem acontecer em casa e/ou em outros espaços da cidade como cinemas, lanchonetes, shoppings, teatros, escolas etc.

 

O Acompanhamento Terapêutico tem como precursores o movimento antipsiquiátrico e a psicoterapia institucional que ocorreram a partir da década de 50 na Europa e nos Estados Unidos. Atualmente o acompanhamento desempenha um importante papel nos projetos terapêuticos de saúde mental.

 

AT 2