Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Prefeitura investe na revitalização dos PSF´s Girassol e Pinheiros

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

As duas unidades de saúde tem nota máxima no PMAQ

 

A população da região dos bairros Pinheiros, São Geraldo, Boa Vista, Alto Pinheiros e Corcetti, além da área rural, conhecida por PSF Vista Alegre, é a próxima a ser beneficiada com melhorias nos locais do atendimento básico à saúde. O trabalho realizado pela Prefeitura de Varginha já começou no PSF Girassol que anteriormente se chamava Policlínica Dr. Paulo Frota. De acordo com o responsável pela reforma, Anderson Vitor Barros, Neneco, o local está ganhando acessibilidade, instalação de bebedouros e toda a parte elétrica e hidráulica está sendo revisada. “Estamos fazendo uma revitalização total do imóvel”, afirma. O PSF Girassol atende cerca de 3.200 moradores dos bairros São Geraldo e do início do Corcetti, sendo a maioria idosos.

 

Já a obra no PSF Pinheiros - que fica no andar debaixo onde até o ano de 2011 funcionou o “Arquivo Morto” da Prefeitura – vai começar ainda nesse mês de agosto. “Assim que a equipe for terminando o trabalho no PSF Girassol já será remanejada para o PSF Pinheiros que atende aproximadamente 3.100 pessoas residentes nos bairros Pinheiros, Alto dos Pinheiros e Boa Vista”, explica Neneco.

 

Atendimento

Essas duas unidades de saúde trabalham juntas para atender da melhor forma possível a população. Tem ginecologista, pediatra, médico da família, além de três dentistas, sala de vacina e farmácia. O agendamento do PSF Pinheiros é feito às sextas-feiras, às 7h, por telefone (3223-6248) ou presencialmente e o no PSF Girassol, a cada 15 dias na terça feira, por telefone (3690-2183) e presencialmente. A enfermeira coordenadora do PSF Pinheiros, Lídia Sigiani, explica que existem vagas para demandas espontâneas, que são os conhecidos encaixes destinados para pessoas que porventura precisam de consultas com uma certa urgência.

 

Acolhimento

Quando uma pessoa procura o PSF pela primeira vez o que acontece? O acolhimento. É feito um cadastro com o agente de saúde. Posteriormente, são explicados todos os serviços oferecidos e disponibilizados para a população. “Como o Alto dos Pinheiros é um bairro novo temos acolhido muitas pessoas”, diz Lídia.

 

O PSF Girassol e o PSF Pinheiros obtiveram nota máxima no Programa Nacional da Melhoria e da Qualidade da Atenção Básica – PMAQ, cuja avaliação ocorre a cada dois anos. “Oferecemos todos os serviços básicos de saúde como vacina, curativos, consultas, controle de pressão, Crescimento e Desenvolvimento (CD de crianças), além de outros”, ressalta a enfermeira coordenadora do PSF Girassol, Gleiciele Arimatéa Moreira. Para ela, “a reforma era necessária, pois o prédio é antigo e um local bem estruturado e recém reformado faz com que os pacientes se sintam melhores acolhidos”. Quem comunga dessa opinião é Lídia (PSF Pinheiros). “Vamos conseguir aumentar um consultório e reestruturar as salas, já que nossa estrutura física é muito boa com quatro consultórios, sala de técnica de enfermagem, sala de curativo, sala dos agentes de saúde, sala do NASF, banheiros, cozinha e até anfiteatro”, enfatiza Lídia.

 

Praça - A Prefeitura adianta que a Praça em frente ao PSF Girassol também será revitalizada. Nessa praça fica a sede do Conselho Comunitário que sedia por exemplo, reuniões do PSF e eventos da saúde.

 

Unidades de saúde - Quatro unidades de saúde de Varginha já foram reformadas: Canaã, Sion, Santana e Barcelona. Ao todo são 22 unidades básicas de saúde e um total de 28 equipes de profissionais à disposição da população.

 

girassol psgb

girassol psfm

 

girassol psg