Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DO I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO FORMATIVA E DIGITAL PROMOVIDO PELO CAED/UFJF

 

A Secretaria Municipal de Educação participou do I Encontro Internacional sobre Avaliação Formativa e Digital que aconteceu de 1º a 03 de julho, em Juiz de Fora. A conferência de abertura aconteceu às 19h, na segunda-feira, no auditório do ICH, no Campus da UFJF, com o palestrante Thierry Rocher, que dirige a área de avaliação de estudantes do Ministério de Educação Nacional da França e também é professor do mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Caed/UFJF).

 

O evento foi promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Caed) e reuniu pesquisadores nacionais e internacionais – da França, de Luxemburgo, da Itália e de Portugal (Flip) -, além de gestores da educação pública, como secretários da educação básica, do Ministério da Educação (Mec), secretários estaduais e municipais brasileiros, a coordenação de avaliação pedagógica do Inep. Na ocasião, a Secretária Municipal de Educação de Varginha, Rosana Carvalho esteve presente, juntamente com a Diretora do Departamento Geral de Ensino, Elaine Biancasteli Amarante, e toda a equipe de coordenadoras das escolas do Ensino Fundamental/SEDUC.

 

O encontro oportunizou o conhecimento sobre novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos e em diferentes suportes. Também propôs o desenvolvimento da cooperação e da colaboração entre professores, pesquisadores e avaliadores, visando a fomentar soluções eficientes de avaliação da educação por meio de inovação digital, para melhor construção de indicadores. Na programação, foram debatidos assuntos como: competências do século XXI, avaliação da criatividade e do pensamento crítico, alfabetização e avaliação digital, a experiência do CA Ed com as medidas de fluência, educação matemática e avaliação digital, como usar dados do processo de avaliação digital para identificar perfis cognitivos, a utilização dos relatórios de resultados de avaliações externas para fins formativo, games e gameficação, possibilidades para a educação e para a avaliação.

 

Durante o evento, expositores nacionais e internacionais abordaram a temática da avaliação formativa e digital em três grandes áreas: fluência (língua portuguesa), educação matemática e educação científica. A programação também contou com participação do presidente e de representantes regionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 

PARCERIA COM A UFJF – Neste ano, a Prefeitura de Varginha, através da SEDUC, firmou parceria com o Caed/UFJF para aplicação da avaliação AVALIA VARGINHA, que teve o objetivo de verificar o desempenho de aprendizagem dos estudantes. A aplicação foi feita no final do mês de junho. Essa é mais uma ferramenta a ser utilizada para aprimorar ainda mais o ensino nas escolas da rede municipal, a fim de melhorar a qualidade da educação ofertada aos alunos das instituições escolares do nosso município.

Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG

 

encontro intera

encontro inter