Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

CREAS divulga atividades do mês de maio

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

Dia 18 de Maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970, de 18 de Maio de 2000 e a partir deste momento, as instituições e entidades que trabalham em defesa dos direitos das crianças e adolescentes começaram a promover ações e atividades em todo o país, buscando propiciar e disseminar a conscientização da sociedade e das autoridades locais e federais sobre a importância desta mobilização frente à gravidade da violência sexual.

Nesta perspectiva, as atividades propostas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em 2019 tem como objetivo a mobilização da rede socioassistencial e dos demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), além de sensibilizar, informar e ainda convocar toda a sociedade a participar desta luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, mas, sobretudo, capacitar crianças e adolescentes para identificarem possíveis situações de violência sexual e se protegerem.

Importante mencionar que, ao longo dos últimos anos, o CREAS realizou diversas intervenções na Zona Urbana, as quais pudemos capacitar crianças, adolescentes, adultos cuidadores e atores da rede.

No final do ano de 2018, durante uma visita a Zona Rural com a equipe do CRAS II, enquanto aguardávamos a família, começamos a refletir sobre as intervenções das políticas públicas nesses territórios, sobretudo daquelas que garantem direitos humanos, como saúde, educação, assistência social, dentre outras. Neste sentido, considerando a pertinência de discutirmos sobre a proteção de crianças e adolescentes, propusemos que as ações do 18 de maio de 2019 aconteçam na Zona Rural, conforme descreveremos a seguir.

 

METODOLOGIA

O CREAS propõe uma programação que será executada em parceria com os cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, entre os dias 14 e 30 de maio de 2019.

 

 

14/05/2019 - terça-feira

08 horas da manhã

Escola Municipal Emílio Justiniano de Resende Silva

Fazenda dos Tachos

Região do CRAS I

Participantes: CREAS/CRAS I/CadÚnico

 

22/05/2019 - quarta-feira

07:00 horas da manhã

PSF Cachoeira

Região do CRAS III

Participantes: CREAS/CRAS III/CadÚnico

 

25/05/2019 – sábado (Aguardando confirmação da Evelyne)

07:00 horas as 12:00 horas

PSF Pinheiros - Zona Rural Vista Alegre

CRAS IV

 

 

28/05/2019 - terça-feira

07 horas da manhã

Postinho de Saúde do Pinhal

PSF do Pinhal

09 horas da manhã

Escola do Pinhal

Participantes: CREAS/CRAS IV/CadÚnico

 

 

23/05/2019 – quinta-feira

07 horas as 09:00 horas.

CRAS II e CREAS foram convidados para uma reunião com a equipe do PSF Vila Mendes para orientar os/as Agentes Comunitários de Saúde sobre os serviços executados pela Proteção Social Básica.

 

 

30/05/2019 – quinta-feira

07 horas as 09:00 horas.

CRAS II e CREAS foram convidados para uma reunião com a equipe do PSF Vila Mendes para orientar os/as Agentes Comunitários de Saúde sobre os serviços executado pela Proteção Social Especial de Média Complexidade.